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Fature com seu mercadinho: saiba como investir em inovação, e-commerce e delivery

Os pequenos negócios têm encontrado desafios nos últimos meses, especialmente por causa de diversas mudanças no comportamento do consumidor. Nesse contexto, saem na frente os empreendedores que buscam novas soluções para atender as necessidades dos clientes em seus mercadinhos. Aprenda neste texto sobre as grandes tendências como o e-commerce e o delivery, inspire-se e aumente seu faturamento!

O negócio

Os mercadinhos ou minimercados são estabelecimentos de pequeno porte, que oferecem uma grande variedade de itens para atender as necessidades básicas de abastecimento doméstico, especialmente alimentos. O principal foco dos minimercados é aquela pessoa que busca praticidade, rapidez e comodidade em sua compra. Entre as categorias mais vendidas estão cervejas, refrigerantes, sorvetes, chocolates e refeições prontas.

Crie oportunidades

Quando falamos de inovação não estamos falando do uso aleatório de novas tecnologias. O mais importante é criar soluções viáveis e eficientes para atender as necessidade e desejos de seus clientes, o que pode acontecer com o uso ou não do meio tecnológico. Conheça aqui nossas dicas e coloque em prática o que faz sentido para o seu negócio:

– Foco no atendimento: Antes de mais nada conheça bem seu público-alvo, se relacione com ele e entenda o que ele busca. Agora, é hora de criar estratégias para conseguir atrair e fidelizar essas pessoas. Atenda bem para o cliente voltar.

– Invista no e-commerce: Mescle seu atendimento presencial com opções de vendas online. O comércio pela internet pode garantir a manutenção dos clientes antigos e pode até mesmo atrair novos consumidores. Faça um bom planejamento para viabilizar os novos serviços, analisando a capacidade de envio para manter a qualidade e não elevar muito os custos. Venda mais usando ferramentas como o WhatsApp, Instagram, Facebook, além dos marketplaces!

– Ofereça novas formas de pagamento: Hoje temos também diversas alternativas para oferecer aos clientes diferentes formas de pagamento, como as plataformas PlayPal e Mercado Pago. O Pix pelos aplicativos bancários também é uma tendência forte. Facilite para o consumidor e eles comprarão mais. – Faça delivery: Ofereça mais comodidade e segurança aos clientes com opções de entrega em casa. A estrutura do serviço pode ser própria, por meio de plataformas de aplicativos ou por parcerias com motoboys e empresas terceirizadas. Avalie o que é melhor para sua realidade. O drive thru e o “compre pela internet e retire na loja” também são boas alternativas.

– Inove sempre: Muito do que era considerado diferente, agora se tornou uma exigência. Mas ainda há uma infinidade de maneiras de criar seu diferencial, aumentar seu faturamento hoje e garantir o futuro do seu negócio. Adapte seu mix aos desejos de seus clientes, crie kits “faça você mesmo”, dê dicas de novos usos para seus produtos, apoie causas da comunidade, oferte promoções. Faça diferente, destaque-se, reforce os relacionamentos e fique na cabeça dos consumidores.

Comece agora

Está iniciando nesse ramo ou quer expandir o seu negócio? Conheça aqui a estrutura essencial para abrir o seu mercadinho ou mercado:

– Estantes, gôndolas e racks: A forma como são expostas as mercadorias impacta diretamente no consumo dos clientes, além de trazer organização e praticidade para o dia a dia do comércio. Escolha móveis de aço resistentes, duráveis e com design moderno.

– Cestos e carrinhos: Existem diversos tamanhos e modelos. Escolha o que faz mais sentido para o estabelecimento. Não se esqueça: quando o cliente tem facilidade em carregar os produtos pela loja tende a comprar mais, e se as mãos estão livres melhor ainda!

– Balcões, check outs e check stands: Chegou a hora do cliente finalizar as compras. E se você aproveitar para estimular uma compra por impulso, com a exposição de balas, chocolates e pilhas? Outros pontos importantes são: facilitar o controle de saída e agilizar o atendimento.

– Mini Porta Pallets e Porta Pallets: E como será o estoque de mercadorias? Ter uma boa estrutura de armazenagem também é interessante para não haver perda ou falta de produtos.

Hoje existem soluções para todo tamanho de estabelecimento e você, empreendedor, não precisa enfrentar sozinho os desafios. A Amapá trabalha com exposição e armazenagem desde 1984. Conte essa experiência e o auxílio de profissionais especializados, desde o projeto até a montagem de sua loja.